Ivo Oliveira é Arquiteto, e Professor Auxiliar na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e membro da direção da plataforma UM-Cidades.
Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Mestre em Arquitetura, Território e Memória pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Doutor em Arquitetura pela Escola da Arquitetura da Universidade do Minho. Professor Auxiliar na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM) e investigador do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e membro da direção da plataforma UM-Cidades.
Na EAUM é diretor do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIARQ) e desde 2004 leciona unidades curriculares do 1º ano, Projeto I e Projeto II, do 3º ano Projeto VI e do 5º ano, Do Espaço Público ao Coletivo. Tem orientado dissertações de mestrado sob as temáticas do território extensamente urbanizado, do projeto do espaço público e da intervenção nas zonas de risco da fachada atlântica portuguesa.
No Lab2PT tem produzido investigação sobre o ensino dos temas da 'cidade e do território', destacando-se a participação na plataforma digital onbeingwithit.pt. Na sequência da sua investigação de doutoramento tem abordado a temática da infraestrutura viária e do espaço público nos territórios extensamente urbanizados. Em 2017 integrou a equipa do projeto de investigação NoVoid: Ruínas e Terrenos Vagos nas Cidades Portuguesas, financiado pela FCT que reúne a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e três instituições da Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Facultade de Arquitetura e Escola Superior de Agronomia. Em 2019 integrou a equipa do projeto de investigação A&BM, O Mar e o Litoral, Arquitetura e Biologia Marinha: O Impacto da Vida do Mar no Ambiente Construído, financiado pela FCT e que reúne o Lab2PT e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR)
Na qualidade de membro da direção da plataforma UM-Cidades integrou a organização e júri do concurso Municípios do Ano, um evento que procura promover e valorizar práticas exemplares de atuação na cidade e no território, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa.