Susana Gaudêncio é Artista Visual, Professora Auxiliar na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD), e investigadora integrada do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT).
Licenciada em Pintura, FBAUL (2004). Mestre em Belas Artes (MFA) – Combined Media, Hunter College, CUNY (2008) com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso Americana (Bolsa de Estudo de Especialização e Valorização Profissional nos Estados Unidos da América). É Doutorada em Belas Artes – Audiovisuais pela FBAUL (2019), tendo usufruído de uma Bolsa Individual de Doutoramento FCT.
Os seus projetos artísticos integram a relação entre o legado histórico de conceitos, como o impulso utópico, a heterotopia, a cidade, a paisagem, a caminhada, o extrativismo como plataforma para a prática artística e para problematizar a utopia enquanto dispositivo crítico do quotidiano, eminentemente político.
É membro dos coletivos Pessoa Coletiva (Mafalda Santos) e do Círculo das Leitoras Peripatéticas (Susana Pomba, Sofia Gonçalves). É editora do ‘Journal: if it walks like a duck and its talks like a duck it's a duck’ (publicação periódica dedicada aos livros de artista e à edição de autor – LIDA, ESAD. CR - IPL).
Exposições selecionadas: Centro de Artes Visuais, Coimbra (2004); ISE Foundation, Nova Iorque (2009); Museu da Eletricidade (2009, 2014, 2015); Museu do Chiado, (2012), Museu Gulbenkian/CAM (2010, 2016, 2021), em Lisboa; SESC Pinheiros, São Paulo (2015); Espaço Mira, (2015, 2016), FBAUP, (2016), Rampa (2020) no Porto, Galerie der Kunstler, (2016), Munique; Centro de Artes de Sines (2017); Museu do Neorrealismo (2018) V. F. Xira; Fundação Leal Rios, Lisboa (2022); Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora (2023), etc.
Publicou, entre outros, o livro ‘Época de estranheza em frente ao mundo’ (2012, DOIS DIAS); ‘Luz Perpétua’ (2014, Fundação EDP); ´Estação Vernadsky (2018, DOIS DIAS), ‘Páginas Inquietas. Sobre Documentos Insubmissos’ (2019, DOIS
DIAS). ‘Prospeção’ (2023, FBAC).
Cocomissariou, como Pessoa Coletiva, as exposições: ‘O Princípio da Inércia’ no Pavilhão Branco (2012), Lisboa e ‘A Mão que segura e a que se eleva no ar na Rampa’, (2020), Porto; com Mário Moura a exposição ‘Páginas Inquietas. Sobre Documentos Insubmissos’, no Espaço Mira, (2016) e Bienal da Maia, (2021), Porto.
Coordenou o Serviço Educativo da Trienal de Arquitetura de Lisboa (2010-2016) e da Casa da Arquitetura (2017-2020).
Lecionou como Professora Assistente Convidada (2010-2019) e Professora Adjunta Convidada (2019-2022) na Licenciatura em Artes Plásticas e no Mestrado em Artes Plásticas na ESAD.CR – Instituto Politécnico de Leiria; na Licenciatura em Artes plásticas e no Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2019-2023).