Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Susana Gaudêncio
Doutoramento em Belas Artes | Ramo: Arte Multimédia - Audiovisuais. (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. )
Presidência (Escola de Arquitetura, Arte e Design)
 
  Professor Auxiliar
  susana.gaudencio@eaad.uminho.pt
   253510500
Susana Gaudêncio • Portugal
Vive e trabalha no Porto

O seu trabalho concentra-se na vídeo-animação, escultura, na instalação, na prática do desenho, e nas publicações de artista. Licenciada em Pintura pela FBAUL. Mestre em Belas Artes no Hunter College - City University of New York, como bolseira da FCG e FLAD. Doutorada pela FBAUL com o apoio da FCT. Investiga sobre o tema Máquinas de Imaginar: O Impulso Utópico na Arte Contemporânea.

Os últimos projectos artísticos têm integrado a relação entre o legado histórico de conceitos, como o impulso utópico, (Frederic Jameson), a heterotopia (Michel Foucault), a caminhada, a estranheza como plataformas para encontrar novas possibilidades de problematização da utopia, enquanto dispositivo crítico do quotidiano, eminentemente político.

É membro dos colectivos Pessoa Colectiva com Mafalda Santos e do Círculo das Leitoras Peripatéticas com Susana Pomba e Sofia Gonçalves. Exposições individuais e colectivas (selecção): Centro de Artes Visuais, Coimbra (2004); ISE Foundation, Nova Iorque (2009); Museu da Electricidade (2009, 2014); Museu Gulbenkian e CAM (2010, 2016); Museu do Chiado, Lisboa (2012); SESC Pinheiros, São Paulo (2015); Galerie der Kunstler, Munique (2016); Centro de Artes de Sines e Centro Cultural Emmerico Nunes, Sines (2017); Museu do Neo-realismo (2018); Espaço Rampa (2020).

Publicou, entre outros, o livro Época de estranheza em frente ao mundo (2012, Dois Dias ed.); Luz Perpétua (2014, Fundação EDP); Itinerário Histórico do 25 de Abril (2016, Parsifal ed.); Estação Vernadsky (2017, Dois Dias ed.); Páginas Inquietas. Sobre Documentos Insubmissos (2019, Dois Dias ed.).

Co-coordenou o projecto de Residência Artística e Exposição Estação Vernadsky, com Soraya Vasconcelos. Comissariou, como Pessoa Colectiva a exposição O Princípio da Inércia no Pavilhão Branco, Lisboa (2012) e a exposição A Mão que segura e a que se eleva no ar no Espaço Rampa, Porto (2020); co-comissariou, com Ana João Romana, a exposição Viagens de livros. O livro de artista nos 25 anos da ESAD.CR, MiMO, Leiria (2015), e com Mário Moura a exposição Páginas Inquietas. Sobre Documentos Insubmissos, Espaço Mira, Porto (2016) e na Bienal da Maia, Maia (2021).

Foi professora na ESAD das Caldas da Rainha (IPL), no Departamento de Artes Plásticas (2010-2022). Foi coordenadora do Serviço Educativo da Trienal de Arquitectura de Lisboa (2010-2016) e da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura (2017-2020).

Está representada em colecções nacionais: Colecção de Arte do Estado; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação EDP; Fundação PLMJ; Câmara Municipal do Porto, etc.
Arte Contemporânea
Impulso para a Utopia, Heterotopia, Distopia
Publicações de artista
Máquinas de Imaginar
Desenho, Performance e Caminhada
Publicações selecionadas
Baraona, Isabel; Gaudêncio, Susana; leitão, Catarina, Romana, Ana J. (eds.). (2021) Jornal. If it walks like a duck and it talks like a duck, it’s a duck nº 0 e nº 1. Caldas da Rainha: LIDA (ESAD. CR) ISSN: 2184-884X DOI
Gaudêncio, Susana; Moura, Mário (2019). Páginas Inquietas. Sobre Documentos Insubmissos. Lisboa: Dois Dias Edições. ISBN: 9789895428441 DOI
Gaudêncio, Susana (2019) “Objectos de Companhia ou o amor à paisagem. Na poeira do Caminho”. In Eduardo Matos & André Cepeda (Eds.) Inland Journal nº 10. Porto: Noland editora. DOI
Ascensão, Ana Teresa; Gaudêncio, Susana; Vasconcelos, Soraya (Eds.). (2018). Estação Vernadsky. Lisboa: Dois Dias Edições. ISBN: 9789892085074 DOI
Gaudêncio, Susana; Mateus, José; Varela, Raquel (2017). 25 de Abril - Roteiro da Revolução. Lisboa: Edições Parsifal. ISBN: 9789898760357 DOI
Gaudêncio, Susana. (2015). “Como ler caminhando”. In Círculo das Leitoras Peripatéticas – Susana Gaudêncio, Sofia Gonçalves & Susana Pomba (Eds.) Como Caminhar Lendo. Elogio ao tempo lento. Alandroal: Moinho da Fonte Santa. DOI
Gaudêncio, Susana. (2012). Época de Estranheza em Frente ao Mundo, Lisboa: Dois Dias Edições. ISBN: 9789899736221 DOI
Barros, Carla; Felipe, Ana; Gaudêncio, Susana; Portugal, Margarida. (2020) "Casa da Arquitectura". In. Luís Sebastian (ed.) Património a Norte. Mediação Cultural Objetos, Modelos e Públicos. Nº 5. Porto: Direção Regional de Cultura do Norte. Ministério da Cultura. ISBN: 9789895445097 Publicação: https://issuu.com/cultura.norte/docs/panorte_n_5_digital DOI
Gaudêncio, Susana. (2014). “Luz Perpétua”. In Fazenda, Maria do Mar; Valladares, Filipa. & vivóeusebio (Eds.) Lei de Ohm. Lisboa: Fundação EDP. DOI
Gaudêncio, Susana. (2013). "Seria bastante mais cómodo que cada um de nós carregasse consigo as coisas que lhe servem para exprimir os assuntos de que tenciona falar”. In Fazenda, Maria do Mar & vivóeusébio (Eds.) A Natureza Ri da Cultura. Mourão: Museu da Luz. ISBN: 9789728666156 DOI
Gaudêncio, Susana. (2018) “In a Place Called Lost, Strange Things are Found”. In Fazenda, M. M. & Careaga, M. Á. (Eds.) Papeleo. Cuadernos Drawing Room. Nº 2: Portfólio Português, Madrid; Lisboa: Drawing Room. ISSN: 2603-6541 Publicação: https://issuu.com/alvarezcareaga/docs/papaleo-n2 DOI
Gaudêncio, Susana; Moura, Mário (2015, Setembro) "Como uma escotilha no armário de um mágico". In Sandra Vieira Jürgens (Ed.) Wrong Wrong Magazine. A Fenda. Nº2. Acedido a 22 de Abril de 2021. ISSN 2183-5527 Ensaio: https://wrongwrong.net/artigo/como-uma-escotilha-no-armario-de-um-magico DOI
2023/2024
Atelier de Artes Visuais IV
Licenciatura
Atelier de Artes Visuais V
Licenciatura
Estética Computacional
Mestrado
Prática Expositiva
Licenciatura