Ignorar Comandos do Friso
EN PT
Bernardo Providência
Presidência (Escola de Arquitetura, Arte e Design)

Professor Auxiliar
  providencia@eaad.uminho.pt
   253510527 , 253510500
Bernardo Providência nasceu em Braga, em 21 de outubro de 1966, Licenciou-se em Design de Comunicação pela Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos, Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho e em Business Innovation and Technology Management pela Universidade do Girona, Espanha. Doutorado pela Universidade de Girona com a tese “Metodologia de personalização de produtos baseada em design centrado no utilizador”, é autor de vários artigos e comunicações científicas bem como capítulos de Livros e livros nos domínios do design, design emocional e experiência com o produto.
Integra o conselho de Escola e o conselho científico da Escola de Arquitetura. Foi investigador no 2C2T - Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (1994 – 2014), no GREP - Grupo de Investigação em Engenharia de Produtos, Processos e Produção, Girona, Espanha (2008 - 2013) e atualmente é investigador do “Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT)”. Neste âmbito, tem participado, como membro de equipa e como coordenador de área, em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como na comissão organizadora da Conferência Internacional bianual da Moda e Design – CIMODE desde de 2012 e da comissão científica de várias conferências de design.
Atualmente é Diretor do Mestrado de Design de Produtos e Serviços e leciona no curso de Design de Produto.
Publicações selecionadas
Interface tool for human communication to integrate psychophysical inputs with rapid manufacturing technologies International Journal of Computer Integrated Manufacturing 2010 | journal-article DOI
Design Emocional
Design I