José Capela
doutoramento (Escola de Arquitetura da Universidade do Minho)
Presidência (Escola de Arquitetura, Arte e Design)

Professor Auxiliar
  jcapela@eaad.uminho.pt
   253510516 , 253510500
José Capela, arquiteto, doutorou-se com a dissertação Operar conceptualmente na arte. Operar conceptualmente na arquitetura. É docente na Universidade do Minho desde 2000, onde leciona nos cursos de arquitetura e de teatro, e é investigador do Lab2PT. É cofundador e codiretor artístico da mala voadora, com Jorge Andrade, e responsável pela cenografia dos espetáculos. Foi um dos comissários da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2010. Escreve ensaios e apresenta comunicações sobre arquitetura, arte e cenografia. Em 2013, publicou o livro sobre o seu trabalho Modos de Não Fazer Nada, e é autor de um capítulo do livro Estética e Política entre as Artes (Edições 70). Foi nomeado para o Prémio Autores relativo a ‘melhor trabalho cenográfico’ em 2012 e 2017, e recebeu o prémio em 2016 por Pirandello da mala voadora.
Publicações selecionadas
2023/2024
Atelier 3C: Programas Emergentes
Espaço e Performance 1