Virginia
Licenciatura em Filologia Anglo-germânica (UB); Mestrado em ELE/Língua Segunda (UMinho) (Universitat de Barcelona / Universidade do Minho)
Presidência (Escola de Arquitetura, Arte e Design)

Técnico Superior
  virginia.fernandez@eaad.uminho.pt
   253510507
Nasceu em Barcelona em 1968. Licenciou-se em Filologia Anglo-germânica pela Universitat de Barcelona, Espanha, em 1992, ano em que também foi voluntária nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. Foi Professora de Inglês e de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) em Barcelona e no Porto, durante mais de uma década.

Para além de ter realizado inúmeras ações de formação na área do Ensino, participou em outras muitas em diversas áreas (Jurídica, Financeira, de Gestão de Recursos Humanos, da Qualidade, da Higiene e Segurança no Trabalho, Tecnologias da Informação ou Línguas Estrangeiras, entre outras). Concluiu também o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP), ministrado pelo INA. Em 2020 realizou uma Pós-Graduação em Español Lengua Segunda/Lengua Extranjera, tendo concluído, em 2021, o Mestrado em EL2/LE, pela Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.
Prémios:
- Prémio de Mérito Escolar (Melhor Aluno do 2º ciclo) atribuído pela ELACH em dez. 2021.
- Bolsa por Mérito atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Ano Letivo 2020/2021 .

Entre outras funções, na UMinho foi Secretária de Escola da Escola de Engenharia (2011 a 2013) e da Escola Superior de Enfermagem (2013 a 2017). De nov. 2017 a nov. 2021 foi responsável pelo Secretariado do Senado Académico da UMinho.

Atualmente, desempenha funções como técnica superior na Escola de Arquitetura da UMinho, sendo responsável pelo Secretariado do curso de Doutoramento em Arquitetura e do curso de Licenciatura em Artes Visuais, bem como do núcleo dos Alumni da EAAD e das Contratações de pessoal docente convidado.

Linguística
Disponibilidad Léxica (ESP)
Línguas Estrangeiras
Literatura