Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Exposição “Construir em Pedra Maciça” Voltar

segunda-feira, 08/04/2024   
A exposição “Construir em Pedra Maciça” de Jeremy Pernet, que inaugura no dia 8 de abril às 12h45, estará patente até dia 8 de maio no Ginásio’UM da EAAD no Campus de Azurém.
“Construir em Pedra Maciça” resulta de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da construção em pedra maciça no contexto Português, desenvolvido por Jérémy Pernet em colaboração com a FILSTONE, resultante da segunda edição do Prémio Arquétipo, organizado pelo projeto Norte 41° da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos – OASRN. O projeto, situado no local da pedreira em Fátima, foi guiado por três princípios: A ausência do betão e do aço ao nível estrutural para reduzir drasticamente o impacto carbono da construção, a performance térmica usando ao máximo entre outros a inércia térmica da pedra para credibilizar esse tipo de construção hoje em dia, e a pré-fabricação, tanto dos blocos de pedra como dos demais elementos para uma optimização dos custos, tempos e gestão de recursos.

Jérémy Pernet é um arquiteto, designer e fotógrafo multidisciplinar francês a viver há 7 anos no Porto. A sua prática está no limiar entre o criar e o construir, sempre relacionado com a questão da sustentabilidade. Durante o seu percurso académico, que começou com o design de produto antes de continuar pela Arquitetura, explorou temas ligados à reapropriação da obra pelo próprio arquiteto, incluindo temas como a reutilização de materiais, ou a autoconstrução. Desde 2020 trabalha como arquiteto e fotógrafo independente, depois de vários anos a colaborar com outros ateliês. No mesmo ano venceu o prémio Arquétipo - inovação na indústria da construção - organizado pela Ordem dos Arquitectos. Na sequência deste, foi convidado a liderar um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de construção bioclimática e pré-fabricada em pedra maciça com uma das maiores pedreiras nacionais de calcário.
JP