sexta-feira, 02/05/2025
EAAD - Campus de Azurém - Museu
No âmbito do Plano A do Doutoramento em Arquitetura, edição 2024/2025,
terá lugar no dia 2 de maio pelas 14h00 no Museu da EAAD, a Aula #09 do
Seminário de Conhecimento Avançado, intitulada “Reimaginando Geografias: as Interseções dos Espaços no
Cinema Popular da Diáspora
”, proferida pela Investigadora Catarina Laranjeiro
Sinopse | O
cinema popular da diáspora refere-se a obras audiovisuais criadas por
imigrantes, produzidas com orçamentos modestos e atores e técnicas amadoras.
Feitos em países europeus, estes filmes tendem a retratar (e reproduzir) os
países de origem de quem os dirige ou produz. Por exemplo, alguns filmes são
gravados nos subúrbios de Lisboa, mas as suas narrativas decorrem em Bissau
(Guiné-Bissau) ou Praia (Cabo Verde). Baseando-me em obras audiovisuais criadas
por imigrantes cabo-verdianos na Europa—como João Pereira (a.k.a. Tikai) em
Portugal ou CV TEP no Luxemburgo — proponho explorar a conexão que essas obras
estabelecem entre o espaço filmado e o espaço representado. Ao filmar o país de
origem no país de acolhimento, criam-se surpreendentes histórias
transnacionais, em que mais do que os imaginários partilhados entre os
imigrantes e países de origem, se revelam os imaginários não partilhados entre
os imigrantes e o país de acolhimento.
Bio | Catarina Laranjeiro é investigadora do Instituto
de História Contemporânea da Universidade Nova de
Lisboa (FCSH-NOVA), onde desenvolve um projeto de investigação sobre cinema
vernacular em Cabo-Verde, Guiné-Bissau e
respectivas diásporas europeias. É doutorada em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da
Universidade de Coimbra. Realizou o filme
“Pabia di Aos” (2013) e co-realizou o filme “Fogo no Lodo” (2023). Participa em
diversos projetos que entrelaçam antropologia, o cinema e as artes visuais.