Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Exposição ‘Território Manuel Botelho’ Voltar

06/04/2022 - 18/05/2022    Garagem Avenida
A exposição ‘Território Manuel Botelho’ propõe um olhar alargado sobre a obra do arquiteto Manuel Botelho. A sua singular produção atravessa mais de três décadas e cruza a arquitetura, o design de objetos, a reflexão teórica vertida para a escrita, e a docência.
Comissariado por António Neves, Bruno Baldaia, Carlos Maia e Duarte Belo, a Exposição resulta de uma parceria entre o Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT), a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Marques da Silva (FIMS) e conta com o apoio à divulgação da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA-SRN).

A exposição 'Território Manuel Botelho’ reúne uma seleção de projetos de diferentes escalas, programas e enquadramentos que integram o corpo de trabalho de Manuel Botelho. Ao longo da Galeria a exposição apresenta-se através de dois olhares distintos que se intersectam e relacionam: por um lado o registo fotográfico documental, produzido por Duarte Belo (fotógrafo, arquiteto e antigo aluno de Manuel Botelho), do percurso pelo território de espaços construídos e de objetos do arquiteto bem como pelos espaços do seu quotidiano; por outro lado, através das Maquetes realizadas para esta mostra, pelos bolseiros da EAAD-UM (Bruno Castro, João Costa e Rui Ferreira), assim como desenhos e esboços e fotografias são apresentadas 7 obras determinantes que permitem entender e caracterizar a produção do Atelier Manuel Botelho ao longo do tempo.

‘Território Manuel Botelho’ faz parte de um ciclo de diferentes exposições que se complementam em torno da obra e acervo do arquiteto Manuel Botelho. Este ciclo, que teve início no Porto (FAUP), com a exposição “Manuel Botelho Projecto e obra”, estará agora patente na Galeria da Garagem Avenida, até 18 de maio, para posteriormente seguir em itinerância para Coimbra (DARQ) e Porto (FIMS). Estas exposições serão acompanhadas por mesas redondas e visitas às obras. Este processo inclui ainda o lançamento de duas publicações: uma monografia, editada pela Circo de Ideias, e um registo das visitas às obras, editado pelo Museu da Paisagem. Esta Exposição assinala ainda a entrega da sua biblioteca à Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. Decorre de um trabalho de identificação e inventariação da obra do Arquiteto Manuel Botelho levada a cabo pelos comissários com o apoio dos bolseiros da Universidade do Minho; assim como a salvaguarda dos registos do trabalho de Manuel Botelho através do depósito do seu acervo na Fundação Marques da Silva.

A sessão de inauguração vai decorrer no dia 6 de abril às 17h00 na Garagem Avenida, Guimarães, com introdução introdução de Paulo Cruz (Presidente da EAAD-UM) e contará com intervenções de Carlos Maia, Duarte Belo e Manuel Mendes.

A mostra estará patente até 18 de maio de 2022, na Galeria Garagem Avenida, Guimarães, de 2.ª a 6.ª feira, das 10h00-17h00 (encerra aos feriados). A entrada é livre.
​​​​​​​​   Cartaz
ManuelBotelho