Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Território Manuel Botelho - Encerramento da Exposição Voltar

quarta-feira, 18/05/2022    Garagem Avenida, Guimarães
No âmbito da Exposição Território Manuel Botelho propõe-se um conjunto de eventos que pontuarão a sessão de encerramento: uma Visita Guiada à Exposição, a Apresentação do Livro Território Manuel Botelho e uma Mesa Redonda e Debate.
A sessão de encerramento realizar-se-á no dia 18 de maio de 2022, na Galeria da Garagem Avenida, Guimarães, a partir das 17h00.

17.00h | Visita Guiada à Exposição Território Manuel Botelho , com Duarte Belo, Bruno Baldaia

Serão apresentados e comentados os dois olhares distintos, que se intersectam, e que constituem o “corpo” da exposição Território Manuel Botelho’: por um lado o registo fotográfico documental, produzido por Duarte Belo (fotógrafo, arquiteto e antigo aluno de Manuel Botelho), do percurso pelo território de espaços construídos e de objetos do arquiteto bem como pelos espaços do seu quotidiano; por outro lado, através das Maquetes realizadas pelos bolseiros da EAAD-UM (Bruno Castro, João Costa e Rui Ferreira), de desenhos, esboços e fotografias, são apresentadas 7 obras determinantes que permitem entender e caracterizar a produção do Atelier Manuel Botelho ao longo do tempo.

17.30h | Apresentação do Livro Território Manuel Botelho , com Duarte Belo

O Livro Território Manuel Botelho é editado pelo Museu da Paisagem com o apoio de Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT), a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Marques da Silva (FIMS). Este livro documenta em registo fotográfico as visitas às obras, à casa, e ao escritório. Inclui textos do Arquiteto Duarte Belo e 5 textos do Arquiteto Manuel Botelho selecionados para esta publicação, acompanhados por fotografias do próprio.
Citando Duarte Belo: “Com Manuel Botelho éramos, seus alunos, conduzidos pela descoberta do desenho, pelas possibilidades quase ilimitadas da forma arquitetónica, do jogo de volumetrias, pelas complexas relações espaciais com que temos que lidar. A maior parte de nós entrava ali num mundo desconhecido, belo, difícil e apelativo. Éramos levados pela incessante procura de uma ideia de clareza, de ausência de ruído, da imensa nobreza, solenidade mesmo, da obra arquitetónica, onde não faltava a interrogação, elementos de descontinuidade, a perturbação intencional da ordem óbvia”.
Após a apresentação do Livro será formalizado e assinado acordo que determina a entrega da biblioteca do Arquiteto Manuel Botelho à Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

18.00h | Mesa-Redonda Cultura e Contexto, com João Cabeleira (moderador), Filipa Guerreiro, Luís Tavares Pereira, Mariana Carvalho e Paolo Melis

No âmbito da Exposição Território Manuel Botelho, a mesa-redonda junta 5 arquitetos com diferentes vínculos a Manuel Botelho -antigos alunos, professores, colaboradores e colegas. Através destas diferentes aproximações e visões poderemos escrutinar o contexto social e cultural que influenciaram e determinaram a formação do Arquitecto. Este evento faz parte de um conjunto de debates à volta da vida e obra do Arquitecto Manuel Botelho. O primeiro debate decorreu na FAUP com o tema da Docência onde foram apresentadas diferentes visõesde Manuel Botelho enquanto professor. Posteriormente a esta exposição apresentar-se-ão outros debates em torno da relação entre pensamento e projecto (DARQ-UC) e propostas para uma cartografia da sua obra (FIMMS).

Convida-se toda a comunidade a participar nesta sessão de encerramento da exposição “Território Manuel Botelho”.
A entrada é livre.
mesa_redonda