Comp_Inv_AAD.jpg

D​iploma de Formação Especializada​​

Áreas: Arquitetura, Artes Visuais e Design
Duração do curso: Variável (3, 6, 9, 12, 15 ou 18 meses)
Regime/Horário: Diurno , Modular, Semi-intensivo
Local de funcionamento: laboratórios de investigação do Centro de Investigação associado ao curso, sitos nos campi de Azurém e/ou Couros da Universidade do Minho
Valor das propinas: Gratuito

Descrição​

O Curso de Competências em Investigação Científica em Arquitetura, Arte e Design pretende colmatar a falta de uma formação na Universidade do Minho de treino e aprofundamento de múltiplas competências que investigadores, bolseiros e estudantes adquirem no decurso de estágios de curta duração nas áreas de Arquitetura, Arte e Design. Este curso pretende creditar as competências, conhecimento científico e aptidões adquiridas no decurso desta formação. Em particular, este curso destina-se a estudantes prospetivos (estagiários) e bolseiros de investigação, detentores do grau de licenciado ou mestre, que desempenham atividades de investigação decorrentes da sua integração no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT). Este curso funcionará como uma etapa de formação intermédia, não conducente a grau académico, para os formandos que têm no horizonte a carreira técnica, de investigação, ou de gestão de ciência, incluindo os que pretendam ingressar em doutoramento num futuro próximo. Adicionalmente, o curso pretende resolver o problema da obrigatoriedade da inscrição num curso de formação pelos bolseiros de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Para dar resposta a este universo dinâmico, o curso apresenta uma estrutura modular de duração curta a média, permitindo adequar os objetivos e resultados de aprendizagem à duração da estadia no grupo de investigação. Com este curso não conferente de grau académico, torna-se possível atestar formalmente competências fundamentais e a capacitação para o trabalho de investigação destes formandos.

Objetivos gerais

O curso visa habilitar os formandos com competências científicas, técnicas e comunicacionais para o exercício da atividade de investigação científica. Os objetivos dependem da duração da estadia no grupo de investigação e dos módulos frequentados. Em geral, pretende-se que os formandos possam:

a) Treinar competências de escrita e apresentação oral de resultados científicos à comunidade científica sob a forma de poster, comunicações orais, palestras ou relatórios científicos, entre outros;

b) Diversificar e amadurecer o conhecimento na área específica em que desenvolvem o seu trabalho de investigação;

c) Desenvolver competências sócio-comportamentais, com a integração em equipas multidisciplinares de investigação e de inovação, e frequentemente em colaboração com outras entidades de investigação ou empresariais, nacionais e internacionais;

d) Adquirir conhecimentos na área da segurança e boas práticas no local de trabalho, e familiarizar-se com os principais riscos;

e) Obter formação sobre equipamentos / instrumentos e ferramentas de análise de dados e bibliografia;

f) Refletir sobre o planeamento experimental, recolha de dados científicos (incluindo questões éticas), bem como sua análise e discussão crítica.

Este curso é constituído por seis níveis, dependendo do número de módulos realizados pelo aluno (3 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 15 meses, 18 meses). Caso o formando realize:

(i)    apenas um dos módulos oferecidos (3 meses), obtém diploma de Curso de Competências em Investigação Científica de nível 1

(ii)    dois dos módulos oferecidos (6 meses), obtém diploma de Curso de Competências em Investigação Científica de nível 2

(iii)   três dos módulos oferecidos (9 meses), obtém diploma de Curso de Competências em Investigação Científica de nível 3

(iv)   quatro dos módulos oferecidos (12 meses), obtém diploma de Curso de Competências em Investigação Científica de nível 4

(v)   cinco dos módulos oferecidos (15 meses), obtém diploma de Curso de Competências em Investigação Científica de nível 5

(vi)   seis dos módulos oferecidos (18 meses), obtém diploma de Curso de Competências em Investigação Científica de nível 6

Módulos

Módulo 1:  Competências de escrita e apresentação oral

Módulo 2:  Métodos de representação científica em Arquitetura, Arte e Design

Módulo 3:  Planeamento experimental e recolha de dados científicos

Módulo 4:  Análise de dados científicos

Módulo 5: Trabalho em equipa e investigação interdisciplinar

Módulo 6:  Formação na planificação, gestão e execução de projetos I&D

Condições de admissão

Podem aceder ao curso detentores de grau académico mínimo de licenciatura que exerçam atividade de investigação na área da Arquitetura, Artes Visuais, Design e áreas afins. É condição de candidatura a existência de pelo menos um supervisor do Centro de Investigação que irá acolher o formando. A seriação dos candidatos será feita com base na avaliação curricular pelo respetivo Centro de Investigação.

Inscrições em: