Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
eeg.jpg 

Se investigar em arquitetura implica pactos de âmbito disciplinar e indisciplinar, o que significarão tais desígnios num ciclo de estudos como o de doutoramento? E, logo hoje, como se projetarão ou construirão tais compromissos? Num presente caracterizado por crises severas (da climática à ideológica, da da habitação à da saúde pública, da escassez de recursos ao excesso de imagens, dos problemas do material aos dilemas do imaterial, entre outras), pode a investigação em arquitetura articular-se com os nossos contextos local e global, o nosso passado e os nossos futuros? 

Procurando responder a estas perguntas e demais dúvidas, a edição de 2023/2024 do Doutoramento em Arquitetura da Escola de Arquitetura, Arte e Design propõe um percurso de investigação inquieto mas culto, centrado na Arquitetura e em conexão com as Artes Visuais e o Design de Produto. Começando por navegar uma superfície de conhecimento avançado e pensamento crítico na área de especialidade de Cultura Arquitetónica, o Plano A permitir-se-á depois mergulhar em profundidade de temas, objetos e casos com maior especificidade e, porventura, diferente especialidade. 

O primeiro ano dos três que formam o ciclo funcionará em torno de cinco unidades curriculares. No primeiro semestre, métodos de investigação disciplinares aprofundar-se-ão simultâneos a conteúdos inter e transdisciplinares. No segundo semestre, o plano de tese desenvolver-se-á a par de duas opções em áreas de especialidade distintas. Os dois anos letivos seguintes corresponderão aos trabalhos de tese sob orientação tutorial. 

Apoiado num conjunto de docentes e investigadores com atividade pedagógica e científica nas três áreas de especialidade (a saber: Cidade e Território; Construção e Tecnologia; e Cultura Arquitetónica), o ciclo de estudos será também determinado por contributos de convidados provenientes de outros campos como os da antropologia, da comunicação, da curadoria, da edição, da engenharia, da fotografia, da história e da saúde. 


Coordenadores da UC
Eduardo Fernandes  [METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO EM ARQUITETURA]
João Rosmaninh [SEMINÁRIO DE CONHECIMENTO AVANÇADO]
Ana Luísa Rodrigues, Ivo Oliveira, Vincenzo Riso  [PROJETO DE TESE EM ARQUITETURA]
Bruno Figueiredo, Cidália Silva, João Cabeleira  [UC OPCIONAIS EM ESTUDOS AVANÇADO]

Docentes/Investigadores
Bernardo Providência, Elisiário Miranda, Maria Manuel Oliveira, Marta Labastida Juan, Paulo Cruz, Pedro Bandeira, Susana Gaudêncio

Convidados
Ana Rita Alves, António Quaresma, Carlos Lobo, Francisco Ferreira, Inês Moreira, Mélanie Van Der Hoorn, Manuel Guerreiro, Maria Augusta Babo, Pedro Baía, Rui Tavares