Mensagem do Presidente
A Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) é uma das mais recentes e especiais Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da Universidade do Minho, que começou a dar os primeiros passos há vinte e oito anos, quando a 31 de outubro de 1996 foi publicado o Despacho RT-53/96, que nomeou a Comissão Instaladora da Licenciatura em Arquitetura e da Escola de Arquitetura.
Desde então foram vinte e oito anos intensos, dum percurso rico e diversificado, em que com o esforço e a dedicação de toda a sua comunidade, a EAAD tem sabido encontrar o seu caminho e afirmar-se num contexto complexo, cumprindo a sua missão de gerar, difundir e aplicar, conhecimento avançado nos âmbitos da Arquitetura, da Arte e do Design, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o Saber, a Criatividade e a Inovação como fatores de desenvolvimento sustentável e de bem-estar. Reconhecemos a importância da sustentabilidade na definição de políticas institucionais, e pretendemos assumir um papel ativo na promoção da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade e eficiência da EAAD na utilização dos seus recursos.
Pretendemos que o programa de ação para o triénio 2025-2027 constitua uma carta de valores e um compromisso indelével, que transcenda interesses individuais e temporais, e que tenha por base princípios éticos sólidos e amplamente partilhados. Não transigiremos no cumprimento dos princípios e valores de diversidade e multiculturalidade, nem no compromisso de contribuir para o exercício de uma cidadania ativa, crítica e responsável e para as expressões de inclusão e equidade.
Entendendo o programa de ação como um pacto coletivo, capaz de orientar a governação e a organização da EAAD, identificamos uma dezena de linhas de ação com que nos propomos contribuir para uma melhor escola: ensino; investigação, transferência e valorização do conhecimento; cultura e sociedade; pessoas, carreiras e qualidade de vida; ética, diversidade, inclusão e cidadania; sustentabilidade; governação; infraestruturas; comunicação, informação e divulgação; assuntos institucionais.
Neste quadro, a EAAD deverá continuar a garantir uma educação superior de elevada qualidade, privilegiando metodologias de ensino que favoreçam o papel ativo da comunidade discente nos processos de aprendizagem e ensaiando abordagens integradas, que reforcem a pertinência da EAAD e das suas áreas disciplinares para pensar, debater, representar e projetar os desafios da contemporaneidade. Para o efeito pretendemos valorizar a relação com o contexto social, cultural e profissional local e continuar a explorar a oferta de cursos de curta duração, não conferentes de grau, facilitando contextos de formação ao longo da vida e a resposta a necessidades concretas da sociedade e do tecido empresarial.
Importa reforçar a ligação com os alumni e com o recém-constituído Núcleo de Alunos de Arquitetura, Design e Artes da Universidade do Minho e ambicionamos expandir a oferta de terceiro ciclo a novas áreas científicas. Pretendemos que as dinâmicas de investigação, do Lab2PT – Laboratório de Paisagens Património e Território e do IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, propiciem efetivas sinergias com o ensino e contribuam para a valorização e a transferência de conhecimentos.
Ambicionamos que a EAAD seja um lugar de encontros significativos e de desenvolvimento pessoal e coletivo, incentivando espaços de diálogo, de colaboração e de cocriação. Queremos continuar a contribuir para o conhecimento, defesa e divulgação do património e a promover atividades que possibilitem o acesso e a fruição de bens culturais. Para o efeito pretendemos incrementar a notoriedade da articulação regular da EAAD com diversas entidades e eventos culturais, e promover uma colaboração mais estreita com municípios e com instituições culturais e associativas.
Estaremos atentos às necessidades de formação e valorização do pessoal técnico, administrativo e de gestão e deveremos atender aos desafios, oportunidades e especificidades da integração na EAAD de investigadores de carreira.
Conscientes das responsabilidades que sobre os nossos ombros recaem, acreditamos que, com a colaboração de todas e todos vós, poderemos ousar melhorar a EAAD, afirmando a Arquitetura, a Arte e o Design.
Guimarães, 6 de novembro de 2024
Paulo Jorge de Sousa Cruz
Equipa da Presidência
Presidente
Vice-Presidentes